sábado, 22 de maio de 2010

CUIDADOS COM A SUAS MALAS e COMO EVITAR PROBLEMAS COM AS SUAS BAGAGENS


Em um post que fiz sobre  as dicas para arrumar as malas,muita gente questionou aqui sobre o extravio de bagagens que eu mencionei!! É horrível,gente ..mas acontece!! :(  
Vou falar não só do sumiço da mala como um todo, e de algum pertence de dentro dela! Sinceramente,não sei o que é pior!!

Por essas e outras sou adepta da menor quantia possível de bagagem, sendo assim levo ela comigo e tenho a certeza que ela estará sã e salva  assim que eu desembarcar,mas sei que  para a  maioria  isso é impossível e o despacho tem que ser feito!! Sendo assim repito aquela diquinha básica:
PELO MENOS A MALA DE SEU FILHO(A) LEVE NA MÃO!!!
Com todas as perguntas que mais recebo,fiz um post "completão",que aborda todos os temas de cuidados e segurança com nossas bagagens,espero que seja útil! ;)


MINHA MALA NÃO VEIO,E AGORA??
É..é desesperador..eu sei,e nada que o funcionário da cia. diga ou faça vai diminuir a vontade de esganá-lo.. respire fundo, ele não tem culpa, e aja!!
Comunique imediatamente a um funcionário   que ela não veio e dê todas as informações possíveis  da descrição da mesma a ele.Ele vai rastreá-la  pelo sistema e assim que a mesma for localizada ela seguira até o destino que você solicitar, sem custos para você!
Anteção: é importante que você cheque a sua bagagem ainda no desembarque.Uma vez que você saiu do setor das esteiras,fica mais difícil comprovar que o dano ou sumiço foi causado durante o voo ou no caminho até a esteira! Assim que receber a sua mala,cheque se os cadeados estão ok,e se existe algum dano em sua mala!
 Algumas cias. oferecem um Kit emergência aos passageiros que passaram por esse transtorno para ao menos "amenizar" o problema..se informe com a sua cia. se ela oferece o serviço!Por motivos óbvios, nunca coloque nela objetos de valor e de primeira necessidade!!
Esse problema de extravio geralmente ocorre em voos com conexão(troca de aeronave),onde a mala por  engano desce no canto errado,ou segue em frente quando  não deveria..Você pode sim fazer algumas coisas que também evitam esse aborrecimento!

O QUE EU POSSO FAZER PARA EVITAR??
A principio  a gente nem pensa nisso porque acredita que é dever da cia. que tudo corra bem.E é de fato.Mas imprevistos acontecem..as vezes( já vi muito isso acontecer!) a mala fica presa na esteira, no caminho que ela percorre entre o balcão e a aeronave, e quando  um funcionário percebe(pois nesses corredores  não há transito de funcionários) já é tarde.Para ajudar a diminuir esses riscos você deve:

  • IDENTIFICAR MUITO SUA BAGAGEM: Parece bobagem,mas não é..já vi muita mala sem nenhuma identificação..com uma mala perdida adivinhar de quem ela é e para onde ela ia é tarefa impossível para a cia.que vai ter que esperar  que o dono  comunique a  perda da mesma,as características baterem, para então ela ser enviada!Coloque etiquetas com nome, endereço e o fundamental: telefone de onde você vai estar! não adianta por  o da sua casa se não vai ter ninguém lá..Sabe-se Deus porque ,mas acontece!!! E mais uma dica: além das identificações externas,vale por uma etiqueta interna também.


  • ALÉM DA ETIQUETA,COLE UM PAPEL: A etiqueta,pode se perder ou se soltar no "vai e vem das esteiras".É muito comum as tags enroscarem ou romperem em alguma parte das esteiras ,então cole uma etiqueta também,com fita adesiva de boa qualidade!!!


  • PONHA ALGUM DETALHE DE FÁCIL VISUALIZAÇÃO: Vale uma fita, um lenço colorido, uma pintura...evita de outro passageiro pegar a sua mala por engano!! Evite os chaveiros muito espalhafatosos, eles geralmente se perdem nas esteiras, engancham nas ferragens,o que pode deixar sua mala presa na esteira.

  • RETIRE AS ALÇAS LONGAS DE SUA BAGAGEM: Se a sua mala ou mochila tem aquelas alças  longas removíveis,retire-as e coloque-as no interior da bagagem.Elas são as maiores causadoras do enganche das malas nas esteiras!!!!!!!!!!!se elas não forem removíveis,passe uma fita  adesiva nelas ,ou peça ao funcionário  que faça!

  • SE POSSIVEL COLE UMA ETIQUETA GRANDE E VISÍVEL DO DESTINO QUE ELA ESTÁ SEGUINDO: ex: se vai para o Rio, escreva algo como: DESTINO FINAL: RIO DE JANEIRO.Ajuda  que um funcionário desatendo desembarque ela em outro trecho da viagem!

MINHA MALA VEIO QUEBRADA OU VIOLADA,E AGORA???

Na maioria das vezes o funcionário  verifica as condições da mesma antes de despacha-la.Caso  você note alguma alteração, comunique IMEDIATAMENTE a um funcionário!  

IMPORTANTE:  Faça isso dentro da sala de desembarque.
As cias. não abrem ocorrências o passageiro  estando fora delas,pois alegam que não tem como provar que foi durante o voo,o que de fato é verdade. (Já  soube de casos em que teve gente que reclamou de uma danificação que ele mesmo causou e foi se queixar para a cia,na esperança da mesma pagar o concerto..não colou! E acredite,não foi mentira esse fato!!)
Uma vez comunicado o fato,o funcionário abrirá a ocorrência, e em caso de quebra, o conserto será pago pela cia. É um direto seu,utilize!
 Vale ressaltar que em caso de extravio de algum pertence, as cias. abrem ocorrência quando há alteração no peso da bagagem..a mesma é pesada antes de você despacha-la, e nesses casos eles repesam! Vale ressaltar que em algumas cias. as ocorrências  serão notificadas quando o peso  alterar a partir de  determinado peso específico. Ai você me pergunta: mas e uma máquina? um perfume? De fato o sumiço não poderá ser comprovado...daí a importância desses itens serem levados consigo na bagagem de mão!!
 Ai você me pergunta: MAS PORQUE SUMIU???
E infelizmente vou ter que lhe responder que gente de má fé tem em todo lugar!! Da mesma forma que pessoas inescrupulosas tentam ludibriar as cias. para que estas paguem  um  conserto em sua bagagem que eles já sabiam que ela já estava assim; ou um sumiço de um pertence que nunca existiu..também do outro lado infelizmente existe pessoas de má fé que se utilizam da oportunidade para fazer isso!!!

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR QUE ROUBEM MEUS PERTENCES???

O óbvio: lacrar,lacrar e lacrar..vale  lacre,cadeado, e até aquelas embalagens a vácuo ,disponíveis nos aeroportos, que além   de evitar furtos e quebras, conservam elas em bom estado!! :-)
As cias. também oferecem alguns lacres gratuitamente.
 
   #Testamos e aprovamos:

Nossa experiência com os lacres SEALBAG

Recentemente  testamos os lacres da  SealBag, e gostei muito mesmo!!! Mas o que é isso?

São lacres descartáveis ,mas que possuem um mecanismo interno de lacre que torna impossível a abertura do mesmo,apenas se romperem o lacre! Coisa que se acontecer,ficará visível que a sua bagagem foi violada,o que  de cara torna você  longe de ser um alvo escolhido para problemas desse tipo,como  o famoso "golpe da cesárea"! Além disso os lacres possuem uma numeração gravada,o que também impede que seja realizada uma troca de lacres.Convém o passageiro anotar a sua numeração,claro!
Outro ponto positivo é que ele é de cor viva,o que facilita a identificação de sua bagagem e evita trocas por descuido de outros passageiros!! Já de longe na esteira consegui identificar minhas bagagens com o lacre! :)
Achei a idéia bem legal e confesso que virei fã! O custo é baixo e vale a pena a compra do produto. Amei o pacote de lacres e já usei em duas viagens,e sinceramente  só tenho elogios!
Para quem ficou curioso para conhecer  mais sobre os lacres,visite o site oficial da empresa: sealbag.com.br
Nossas malas seguras  e prontas para ir para o aeroporto, com os lacres da SealBag


Mais uma ótima alternativa para proteger nossas bagagens e garantir uma viagem tranquila!! :)


Este é um publipost. Isto significa que recebi o produto para testar. Porém conforme as normas deste blog,o post só é publicado se eu aprovar o produto testado! Se você está lendo este post é porque antes dele ir ao ar,eu testei e aprovei realmente o produto! ;)