domingo, 8 de junho de 2014

Vina del Mar e Valparaiso- Chile : pequenas notáveis!! :)

Sobre a viagem ao Chile,o post que tinha ficado faltando era sobre Vina e Val (Vina del Mar e Valparaiso)!! Pois bem..nessa nossa última ida ao Chile aproveitamos o tempo bom e fomos até lá
 ( na última vez que estivemos no país pegamos uma enorme tempestade e não deu certo!!)

Dessa vez estava também com meus pais,então como falei nos relatos anteriores,deixamos todos os passeios mais light,para tudo ser no ritmo deles. Normalmente não fecho com excursões,mas me pareceu uma ótima ideia e bem menos cansativa para meus pais.

Fomos de metro até a rodoviária de Santiago pois já sabia que lá ficam várias agencias de viagem oferecendo pacotes para a cidade. Dito e feito! Lá escolhemos uma agência e compramos as passagens. Seguimos no ônibus que sai normalmente de Santiago ( os ônibus saem diariamente,várias vezes ao dia!),e chegando no terminal de Val,um agente de viagem já nos aguardava na descida do ônibus.Tudo é muito simples,assim que pagamos a excursão,eles já entram em contato com a agência na rodoviária de lá e já passa os dados dos passageiros. Fiquei tranquila pois a agência tem sede na própria rodoviária,e o  lugar me pareceu confiável.

Nosso ônibus que fez todo nosso passeio em Vina e Val
E empresa que fizemos o tour foi a Rodotour. O escritório fica na própria rodoviária de Santiago,e tem outro no terminal de Vina,e mais um no terminal de Val.

O passeio é igual as excursões que existem: um micro ônibus nos levaria nos pontos turísticos mais conhecidos,pausa para descidas,fotos,explicações durante o trajeto,e uma parada para almoço em Vina del Mar. Perfeito para nosso grupo com uma criança já  cansada e uma vovó sem poder andar muito devido a um probleminha no joelho! :)

Foi tudo muito simples,sem muita burocracia.O pessoal é atencioso,simpático e educado!

Primeira parada em Valparaiso: observar os lobos marinhos!

Achei Valparaiso simplismente encantadora! Cidade portuária e "nas alturas", a cada curva uma surpresa,um charme.. tudo colorido e com jeitinho de "vila", muito simples e rústico! A única parte chata desses passeios é que sempre aquele lugar que você queria ver mais de perto,fotografar,ou demorar mais um pouquinho é aquele que você vê pela janela do ônibus.. :(
Nossa primeira parada foi na orla, em um lugar que dava para observar vários lobos marinhos enormes tomando sol!! Enzo adorou ! Ficamos lá um pouquinho para fotos,e seguimos adiante no ônibus.
Mas era o jeito,e mesmo assim aproveitamos muito o dia: La Sebastiana, a Casa de Pablo Neruda
 ( optamos por não entrar,acho que ficamos meio "traumatizados" com o que nos aconteceu na Chascona,em Santiago!) e ficamos nas lojinhas que tem em frente,andamos nos jardins da casa e apreciamos a paisagem enquanto algumas pessoas do grupo faziam a visita guiada!)
 Paramos em praças, andamos no teleférico que liga a parte baixa da cidade a parte mais alta( é beeem velhinho,dá um medo enorme..rs.Mas para quem quiser pode-se subir a pé ou de carro. O ônibus levou quem não quis ir no teleférico e nos encontramos com o resto do grupo lá em cima)
A vista é mesmo linda e vale a pena! Subi com o Enzo e marido,e mamãe nos encontrou lá em cima!

De lá seguimos para Vina del Mar.Visitamos o Museu  Fonck, lugar que abriga uma estátua verdadeira de um Moai,vindo diretamente da Ilha da Páscoa,também no Chile!

pegando um sol no Jardim do Museu Fonck

Moai no Museu!
A estátua fica na entrada,e para quem quiser visitar o Museu, o grupo determinou um tempo para aguardar. Confesso que a gente já estava super cansado,e ficamos nos jardins!  Já tinha lido por aí que o museu é muito interessante,mas sem muitos atrativos para a criançada. Descansamos nos jardins e Enzo aproveitou para correr pela grama  e tomar um sol! :)
De lá seguimos para uma parada no famoso relógio das flores e nas praias, e resto do dia "livre". Andamos no calçadão da praia e aproveitamos o sol para tomar um sorvete e passear na beira da praia!

Relógio das Flores,em Vina del Mar
A parada final foi na Quinta Vergara!
O local era uma antiga fazenda,onde foi construido o casarão de José Francisco Vergara (o fundador de Viña del Mar),o Palácio Vergara. O local sofreu com o grande terremoto e está condenado,mas o restante do lugar pode-se visitar normalmente.O espaço ainda conta com um enorme anfiteatro, aberto para festivais, e vários jardins muito bonitos! Lindo! Uma boa opção para um passeio mais light!
De lá,fomos deixados na rodoviária,já com nossos bilhetes de volta para Santiago. Chegamos exaustos,mas o dia foi bem legal!

Reconheço que tinha um certo "preconceito" com passeios deste tipo,pois achava que seria muito preso e sem graça. Lógico que existe inconvenientes,como você querer ver algo mais de perto e não poder,ou querer passar mais ( ou menos) tempo em um local e depender do restante do grupo..Mas a comodidade de ter tudo mais fácil e seguro, e as explicações dos guias sobre cada local me surpreenderam!!

Mesmo com tudo que li e me informei sobre cada local,jamais seria tão intenso como ouvir de um guia nativo da região falando sobre cada rua,cada nome,cada detalhe.. adoro conhecer a história de cada lugar que conheço,e isso de fato me fez dar muitos pontos para esse tipo de passeio!! Acho que jamais faria uma viagem toda amarrada a uma excursão,mas com certeza vou incluir algum tipo de passeio deste tipo em minhas viagens a partir de agora!